Prêmio Escolas Sustentáveis – Já em sua 2ª edição

Reconhecimento e visibilidade para escolas públicas e privadas de Brasil, México e Colômbia

O Prêmio Escolas Sustentáveis é uma iniciativa da Santillana, da Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e da Fundação Santillana. Seu objetivo é valorizar escolas que promovam projetos de educação e gestão socioambiental com base no trabalho com equipes, alunos e comunidades onde estão inseridas, realizando mudanças significativas na escola e nos arredores, mobilizando e conscientizando a população e as novas gerações sobre a necessidade de preservação e recuperação socioambiental do planeta.

Sua criação se deu da convicção de que as escolas têm papel-chave na conscientização e na formação de cidadãos preparados para lidar com as inúmeras questões ambientais, sociais e de governança do mundo.

Ao reconhecer as melhores práticas sustentáveis nessas instituições de ensino, a iniciativa valoriza projetos que tenham um compromisso com a busca por solução para dilemas globais, incentivando outras escolas a seguirem o mesmo caminho. Dessa forma, além de dar luz a atividades de impacto positivo, estimula-se o desenvolvimento de ações inovadoras e criativas, inclusive com a construção de um catálogo de iniciativas inspiradoras, que se encontra disponível no site.

Na 1ª edição, realizada em 2023, mais de 1.100 projetos de escolas públicas e privadas concorreram pelos três países participantes: Brasil, México e Colômbia. Na etapa nacional, cada nação destacou duas escolas vencedoras, que receberam 15 mil reais cada e seguiram para a etapa internacional. O vencedor foi uma escola da Colômbia, que recebeu o equivalente a 25 mil reais.

A edição está com inscrições abertas de 15 de março a 15 de maio de 2024. Todas as escolas públicas e privadas da Educação Básica podem inscrever quantos projetos desejarem em duas categorias: Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais ou Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio. Os projetos devem envolver ações como conscientização dos alunos e da comunidade sobre a preservação do meio ambiente, desenvolvimento de programas com impacto positivo no entorno da escola ou na sociedade, parcerias com comunidades locais, inclusão social, educação para cidadania, defesa dos direitos humanos, liderança ética, participação da comunidade no processo de gestão escolar, entre outros que tenham práticas alinhadas com a perspectiva ESG (ações ambientais, sociais e de governança).

O prêmio é uma das ações chave dentro da estratégia de sustentabilidade da Santillana. Ele conecta os pilares do Plano Diretor de Sustentabilidade da empresa, de impacto em colégios e alunos, bem como o de gestão responsável, com as metas ambientais e sociais de nosso negócio.