Livros: sustentabilidade, representatividade e acessibilidade

Materiais didáticos como potenciais transformadores para uma educação verdadeiramente democrática

Desde 2022, todos os novos projetos educativos abordam o desenvolvimento sustentável, seja com conteúdo conceitual, seja com propostas de atividades práticas. Dessa forma, atingimos outra meta do Plano Diretor de Sustentabilidade elaborado pela nossa holding, o Prisa.

Quando o assunto é acessibilidade, atuamos de forma constante para adaptar os conteúdos e atender a solicitações de famílias e escolas para alunos com algum tipo de deficiência. Em 2023, a Santillana Educação adaptou mais de 67 mil páginas. Entre as adequações, aumentamos a fonte dos textos e adicionamos negritos, alteramos cores para elevar o contraste das páginas, trocamos o acabamento do livro para espiral etc.

Além disso, criamos um infográfico para ilustrar o processo de criação de nossos livros, desde a compra de papel certificado até a fase final de descarte dos materiais sem condições de uso. Nele, convidamos o leitor a participar do fim do processo, descartando os materiais com consciência. A sustentabilidade é uma responsabilidade compartilhada por todos. Por isso, solicitamos que nosso consumidor tenha a atitude de reciclar seu livro, que, em vez de ir para um aterro sanitário, poderá servir para a produção de papelão, sacolas, guardanapos e muito mais.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são abordados em diversos temas que fazem parte de nossos materiais. Nós nos preocupamos em trazer representatividade em imagens e ilustrações, respeitando diversidades e normalizando diferenças. Alguns assuntos tratados incluem racismo estrutural, ancestralidade e povos indígenas, acessibilidade, equidade de gênero, inclusão de refugiados, etarismo, mulheres na ciência, cultura africana e indígena, consciência ambiental etc.

Em Soluções Moderna, foram mais de 97 mil páginas adaptadas no ano. Entre as alterações, foram feitas traduções para o Braille, aumento da fonte do texto, ampliação do papel de impressão, transformando um livro de formato A4 em um de formato A3, entre outras.

No caso da Editora Moderna, como se trata de livros que atendem aos requisitos do governo federal por meio do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), os materiais já são entregues em diferentes versões, seguindo os padrões exigidos. A cada programa, são divulgadas as características e as exigências que as editoras devem atender. Entre os atributos dos últimos dois programas para os livros, didáticos ou literários, estavam o envio das obras em formato digital para estudantes e professores com baixa visão ou não videntes acessarem de acordo com suas necessidades, já que os materiais apresentam adequações para os leitores de tela, bem como videoaulas e videotutoriais com legenda, descrição de imagens e intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras). Além disso, algumas obras literárias também foram entregues em formato de audiolivro etc.

Garantir acessibilidade, abordar conteúdos sobre desenvolvimento sustentável e representar as diferentes etnias do país em nossos materiais é uma prioridade e faz parte da estratégia de sustentabilidade da Santillana. Dessa forma, nossos materiais nos apoiam a chegar cada vez mais perto de uma educação verdadeiramente democrática e inclusiva.