Desde sua origem, a Fundação Santillana assumiu o compromisso de contribuir para a superação das desigualdades educacionais. Comprometidos com a educação básica, buscamos fomentar o desenvolvimento intelectual, social e emocional de crianças e jovens por meio do conhecimento, criando oportunidades para a aprendizagem ao longo da vida. O conhecimento derruba barreiras, formando cidadãos responsáveis, críticos, criativos e atuantes. A missão da Fundação é investir na educação para mudar vidas e transformar sociedades, países e o planeta como um todo.
Ela acredita no debate plural e democrático sobre soluções e desafios para o mundo educativo, buscando levar conhecimento e iniciativas para uma educação de qualidade e de excelência para todos. Para isso, a Fundação Santillana realiza e apoia iniciativas que contribuam para o desenvolvimento e a transformação da educação, incentivando a produção e a difusão de conhecimentos sobre temas centrais das políticas educacionais, do ensino e da aprendizagem.
Nesse cenário, atua com uma ampla rede de parceiros nacionais e internacionais, como Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), Roda Educativa, antiga CEDAC, Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), entre outros, buscando proporcionar uma grande oferta de propostas, boas práticas e discussões sobre escola mais sustentável, desenvolvimento da educação e redução das desigualdades.
Entre as iniciativas promovidas pela fundação no Brasil, destacamos abaixo alguns que estão disponíveis gratuitamente no site.
Prêmio Escolas Sustentáveis
A iniciativa é fruto de uma colaboração entre a Santillana, a OEI e a Fundação Santillana que já se encontra em sua 2ª edição em 2024. Seu objetivo é reconhecer e valorizar as escolas que promovem projetos de educação e gestão socioambiental baseados no trabalho com equipes, alunos e comunidades onde estão inseridas, realizando mudanças significativas na escola e nos arredores, bem como mobilizando e conscientizando a população e as novas gerações sobre a necessidade de preservação e recuperação socioambiental do planeta.
Na 1ª edição, realizada em 2023, mais de 1.100 projetos de escolas públicas e privadas concorreram pelos três países participantes: Brasil, México e Colômbia. As inscrições para a edição 2024 estão abertas até 15 de maio, no site oficial do prêmio.
Formações
Em 2023, foi lançado o curso virtual Educação para o desenvolvimento sustentável, destinado a professoras(es) e gestoras(es) da América Latina. Desenvolvido para tratar da temática da Agenda 2030 da ONU e orientar a prática docente, ele tem como objetivo realizar uma análise do desenvolvimento humano e promover ações para transformar o contexto escolar. Composto por cinco módulos, busca fornecer ao público, de forma autônoma, aprendizagens significativas que os levem a modificar seus contextos e fortalecer sua profissão docente, levando os ODS para dentro da sala de aula. O curso já alcançou mais de 5 mil inscritos na América Latina.
Lives e Revista
Durante a pandemia, a fundação iniciou uma série de lives que tratavam de temas relevantes para o novo contexto da educação naquele momento. Com mais de 30 produzidas, o conteúdo era semanal e incluía entrevistas com personalidades como Marina Silva, Ailton Krenak, Priscila Cruz, Daniel Munduruku, Dandara Tonantzin, Magda Soares, Cristovam Buarque e vários outros.
Em 2023, ainda com a determinação de promover a discussão sobre os desafios da educação brasileira, foi lançada a Revista Fundação Santillana. Foram cinco edições, que abordaram temas como educação integral, diversidade, equidade e inclusão, além de escolas sustentáveis.
Podcasts
Em 2022, foi lançado o podcast “Educação e relações étnico-raciais no Brasil”, como uma iniciativa do pilar de educação antirracista da fundação. A série aborda a necessidade de uma educação democrática e que lute para combater as desigualdades étnicas e raciais na sociedade. O primeiro episódio contou com a participação de Nilma Lino Gomes, consultora de políticas antirracistas da fundação. Na conversa, Nilma fala do papel da escola na temática e traz um panorama do racismo no Brasil. A série já está em sua 3ª temporada. Até dezembro de 2023, o podcast chegou a 6 mil reproduções.
Ainda em 2022, houve o lançamento de “Na escola: um podcast para diretoras e diretores”, projeto da Roda Educativa, em parceria com a Editora Moderna e a Fundação Santillana, e que contou com discussões inspiradas no livro Direção para os novos espaços e tempos da escola/Como diretora e diretor podem atuar para uma gestão com foco na equidade.
Na segunda temporada, lançada em 2023, a discussão girou em torno de outro livro produzido pela parceria: Coordenação pedagógica: identidade, saberes e práticas/Como coordenadora e coordenador podem atuar na escola para fortalecer as aprendizagens.
Em 2024, será publicada a terceira temporada do podcast inspirada no novo livro Docência: ensinar, aprender e transformar agora/Como professoras e professores podem atuar para assegurar a seus estudantes uma formação integral.
Publicações
Todos os anos, a Fundação Santillana publica e distribui vários exemplares de obras que são referências em temas centrais das políticas educacionais, do ensino, da aprendizagem e da difusão de boas práticas. A biblioteca digital é de acesso completamente gratuito e disponibiliza mais de 300 livros desde 2007. Nela, é possível fazer o download de todas as publicações da fundação ou ler on-line.
Desde 2019, os títulos passaram a ser publicados também em formato acessível para pessoas com algum tipo de deficiência visual.
Em caso de dúvidas, consultas ou denúncias, procure a Unidade de Compliance por algum dos canais de comunicação a seguir:
E-mail: canalcompliance@santillana.com
Telefone: 0800 772 54 55
Endereço de correspondência: Rua Padre Adelino, 758 – Belenzinho. CEP 03303-904 – São Paulo / SP. Aos cuidados: Unidade de Compliance do Grupo Santillana Brasil.