A Fundação Santillana lançou, em 2022, uma iniciativa de educação antirracista com o objetivo de contribuir para o debate e a difusão do tema em escolas de todo o Brasil. No mesmo ano, Nilma Lino Gomes, ex-ministra das Mulheres e Igualdade Racial, além de professora emérita da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), se tornou consultora para políticas antirracistas da fundação.
Por meio da parceria, foi desenvolvido o Podcast Educação e Relações Étnico-Raciais, que possui 4 temporadas. O objetivo dessa iniciativa é abordar a necessidade de uma educação democrática e que lute para combater as desigualdades étnicas e raciais na sociedade. Na primeira temporada, contamos com a participação de referências no assunto, como a própria Nilma, a professora Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva e outras pessoas negras que atuam em escolas, projetos sociais e muito mais.
Diante da evidente necessidade de avançar com o tema, a fundação segue investindo em conteúdo de educação antirracista nas escolas.
Na 2ª temporada do Podcast, convidamos professores de todo o Brasil para contarem suas experiências e como estão abordando o tema em sala de aula.
As temporadas subsequentes também contam com a colaboração de convidados especiais que compartilham sua expertise na educação antirracista com os nossos ouvintes. Ampliamos o assunto trazendo um enfoque cultural passando por dança, estética negra, cinema, teatro, poesias e muito mais.
“Os sistemas educativos devem cumprir a lei em seu compromisso contra o racismo. Ser antirracista é assumir uma postura pessoal e pública de combate ao racismo onde e quando ele se manifestar, independentemente de sermos negros, brancos ou de qualquer outro pertencimento étnico-racial.”
Nilma Lino Gomes
Nosso compromisso com o aprofundamento desse tema nos levou à criação de um portal dedicado à ampliação do letramento racial e ao fortalecimento de práticas educativas emancipatórias e antirracistas em escolas e espaços educacionais de todo o Brasil.
Em 2024, lançamos o Repositório Digital Antirracista, organizado pela Fundação Santillana. Seu objetivo é contribuir para a disseminação e produção de informações sobre relações étnico-raciais, educação antirracista e demais produções com o foco na população negra, em atendimento a alteração da LDB pela Lei 10.639/03 e em concordância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana.
Para viabilizar o acesso, uso e produção de informações e conhecimento para gestoras e gestores educacionais, professoras e professores, estudantes, pesquisadoras e pesquisadores, acadêmicas e acadêmicos, integrantes de movimentos sociais, além de outros interessados, foram reunidos diversas produções digitais sobre diversidade, relações étnico-raciais, políticas públicas envolvendo aspectos históricos, culturais, socioeconômicos e educacionais disponíveis, voltadas para a educação antirracista, e organizadas por tipos de fontes de informação.
Dessa forma, a visitante poderá navegar em todo o repositório, selecionando o tipo de informação que deseja: legislações, artigos, vídeos, podcasts, sites de centros de informação e documentação, dentre outros.
Em caso de dúvidas, consultas ou denúncias, procure a Unidade de Compliance por algum dos canais de comunicação a seguir:
E-mail: canalcompliance@santillana.com
Telefone: 0800 772 54 55
Endereço de correspondência: Rua Padre Adelino, 758 – Belenzinho. CEP 03303-904 – São Paulo / SP. Aos cuidados: Unidade de Compliance do Grupo Santillana Brasil.