1 milhão de folhas de papel economizadas

Assinatura eletrônica de contratos possibilitou a redução do consumo de papel da empresa

Em 2020, a Santillana migrou seu sistema de assinatura de contratos com escolas e autores, antes física, para uma plataforma eletrônica. Com o sucesso e a boa aceitação do novo modelo, a iniciativa foi ampliada. Hoje, 95% dos contratos da empresa com seus stakeholders são firmados digitalmente.

Documentos que levavam até 3 meses para ser analisados e assinados, agora são entregues em poucas horas. Além do ganho de tempo, também houve uma considerável economia de papel.

Apesar de todo o papel comprado pela Santillana Brasil ser certificado e proveniente de florestas de manejo responsável, ao substituí-lo por ferramentas digitais, reduzimos o uso de matéria-prima virgem que seria necessária à produção do material. 

Desde o início da implantação da plataforma de assinatura até dezembro de 2023, estima-se que mais de 1,8 milhão de folhas de papel tenham sido economizadas. Isso equivale a uma economia de 412 árvores, cerca de 511 mil litros de água, 5 toneladas de resíduos sólidos e 15 toneladas de CO2. Esses números foram calculados com base em recursos que seriam necessários para produzir o volume de papel poupado.

Nos dias atuais, todas as áreas da empresa utilizam ferramentas para assinatura de contratos com clientes, parceiros, fornecedores e muito mais. Além da economia de papel em si, os contratos eram deslocados, muitas vezes, para três ou mais destinos onde eram colhidas as assinaturas. Ao eliminar esse processo, contribuímos para a redução das emissões de CO2 na atmosfera, ampliando o impacto ambiental positivo.

A iniciativa foi conduzida pelo departamento jurídico e é mais uma das ações internas instituídas que colaboram com nosso Plano Diretor de Sustentabilidade 2022-2025. O que começou como uma necessidade de modernização dos processos, terminou sendo uma solução que nos permitiu otimizar recursos e trazer benefícios de impacto positivo.